0

Alta Costura – Fotos e modelos de Vestidos e Roupas sob medida

Alta Costura ou Haute-Couture, no original, é uma marca registrada que refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos com bordados em pedras e metais preciosos, por altos preços, para clientes com alto poder aquisitivo. Vamos falar um pouco sobre este tema neste artigo.


E pode ser utilizada somente por estilistas que integram o Chambre Syndicale de la Haute Couture. Foi criado em 1968, tendo como presidente Didier Grumbach. O termo “Alta-Costura” é protegido legalmente. Quem o utiliza de forma incorreta pode sofrer um longo processo.

Atualmente existem apenas 12 casas oficiais de Alta Costura, sendo que são estrangeiras e oito são apenas convidadas, que ainda não foram completamente incorporadas à Câmara.

alta costura

Para fazer parte desse seleto grupo, é necessário que o estilista preencha alguns requisitos básicos.

Seguem abaixo:
– Cada maison precisa empregar no mínimo 20 artesãos especializados .
– O endereço da marca precisa ser entre as avenidas Champs Elysées, Montaigne e Georges V, as mais importantes de Paris;
– Os modelos têm de ser artesanais, feitos a mão.
– A sede da maison precisa ter ao menos 5 andares, e contar com um espaço para realizar desfiles.
– A marca deve apresentar duas coleções ao ano, em Paris, e cada uma deve ter no mínimo 35 modelos originais para o dia e para a noite;
– As clientes podem encomendar peças exclusivamente sob medida.

alta costura

alta costura

Hoje, mesmo em meio a grande variedade de cópias, as únicas marcas no mundo todo que podem se autodenominar verdadeiramente de alta-costura são: Adeline André, Anne Valérie Hash, Atelier Gustavo Lins (o único brasileiro da lista ), Chanel, Christian Dior, Christophe Josse, Franck Sorbier, Givenchy, Jean Paul Gaultier, Maurizio Galante, Stéphane Rolland – os oficiais; Azzedine Alaïa, Elie Saab, Giorgio Armani, Valentino – os estrangeiros; Alexis Mabille, Alexandre Vauthier, Bouchra Jarrar, Giambattista Valli, Iris Van Herpen, Julien Fournié, Maison Rabih Kayrouz e Maxime Simoens.

Já fizeram parte dessa lista nomes como Pierre Cardin, Balenciaga, Yves Saint-Laurent e Lanvin e Christian Lacroix.

alta costura

Hoje, no mundo todo, apenas 200 mulheres são clientes de modelos da alta costura, e não são as atrizes de Hollywood, como a maioria das pessoas pensam. Essas, aliás, usam os tais modelos apenas nos tapetes vermelhos, e geralmente são emprestados pelas marcas como forma de fazer propaganda da mesma.

E na maioria das vezes essas clientes assíduas da Alta Costura procuram não usar modelos parecidos com os que as celebridades posaram para a mídia.

Muitas dessas consumidoras da Alta Costura são princesas árabes e também pessoas ricas da China, mas há nomes importantes também nos Estados Unidos.

Gostou? Compartilhe esse post em sua rede social
.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comente!

Enviar Comentário
Por: Luiz Junior © 2018 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites.