0

Arroz – dicas de como deixar o arroz soltinho

Seja com o feijão de todos os dias, em forma de bolinho, na canja, ou como ingrediente princial de várias receitas, de qualquer forma o arroz sempre está presente nas refeições do brasileiro. A pessoa que pretende ter uma alimentação saudável e nutritiva não pode deixar o o arroz fora do seu cardápio.

É um dos pratos favoritos dos brasileiros, mas muitas pessoas sentem dificuldades na hora de fazer arroz ou alguma receita de arroz.

Atualmente, no brasil já é possivel achar alguns tipos diferentes de arroz, como o arroz agulhinha, o vermelho, o integral, o arroz selvagem, entre outros.Agora, lembrando que do ponto de vista nutricional, o tipo integral é o mais indicado, pois possui grandes quantidades de fibras com menos calorias.

arroz

O arroz é fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais, como o ferro e zinco, e também é fonte de fibras, cada tipo de arroz traz algum tipo de benefício elém de ajudar a da uma controlada no peso. Até mesmo para quem tem alergia a glúten o arroz é indicado.
Também existem uma grande quantidade de tipos de receitas que leva o arroz a ser vantagem na hora de cozinhar. Receitas como os risotos, o próprio arroz com feijão, arroz de carreteiro, arroz à piamontese, arroz à grega e muitas outras receitas podem ser preparadas com esse alimento. Sempre oferecendo várias opções e para todos os gostos, inclusive para sobremesa.

arroz

O arroz é um prato relativamente fácil de se fazer, mas se não tomarmos alguns cuidados podemos deixá-lo queimado ou com um aspecto de pasta.

Com calma, um pouco de paciência e prática o arroz sai certinho e soltinho.

Vamos dar algas dicas de como preparar um arroz soltinho:

Ingedientes
2 copos de arroz( 200 ml)
2 1/2 copos de água, o mesmo copo que foi medido o arroz.
2 colheres (sopa) de óleo ou mais a seu gosto.
2 dentes de alho ou como preferir.
Sal a gosto

1. Lave o arroz e deixe-o no escorredor.
2. Coloque a água em uma vasilha e leve ao fogo para ferver.
3. Enquanto isso descasque e amasse o alho.
4. O arroz já deve estar sequinho.
5. Leve a panela ao fogo, coloque o óleo e doure o alho.
6. Coloque o arroz e vá mexendo em fogo médio.
7. Coloque a água quente e mexa, deixe a panela semi tampada em fogo alto ou médio,dependendo do tipo de panela.
8. Quando o arroz estiver secando tampe totalmente a panela, abaixe o fogo, isso evitará que queime. Espere alguns minutos e observe se já está cozido com a ajuda de um garfo. Desligue o fogo.
9. Caso note que o arroz ficou um pouquinho seco, depois que desgrudou os grãos, regue-o com uma quantidade pequena de água só para amaciar, isso irá depender do tipo do arroz, tampe a panela deixando-a no fogo por um tempinho mínimo.
11. Dicas: ao colocar cenoura picadinha, o ideal é que refogue-as no óleo um pouco antes de acrescentar o arroz lavado e escorrido para refogar, mexa o arroz até fritar bem, ficando soltinho e transparente.
12. Despeje a água fervente e terá um arroz delicioso e solto.

Arroz Soltinho

Bom apetite.

Gostou? Compartilhe esse post em sua rede social
.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comente!

Enviar Comentário
Por: Luiz Junior © 2018 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites.