0

Benefícios do ácido Fólico – Informações

O ácido fólico é uma vitamina que pertence ao grupo das vitaminas do complexo B. Conhecida também como vitamina BC e vitamina B9. Essa vitamina é um nutriente de extrema importância para as grávidas, pois ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebê, e pode também diminuir o risco de abortos espontâneos.

O grande problema é que é quase impossível ingerir a quantidade necessária para se chegar à dose ideal dessa vitamina durante a gestação só através dos alimentos, por esse motivo que os médicos sempre prescrevem o ácido fólico como complemento vitamínico no primeiro trimestre da gestação. Vamos mostrar algumas informação sobre os benefícios do ácido fólico.

Fontes de ácido fólico

O ácido fólico é encontrado em muitos alimentos.As principais fontes são os vegetais que possuem as folhas de cor escura,o fígado, 0s feijões, o germén de trigo e a levedura. Outras fontes que também nos garantem os benefícios do ácido fólico são a gema de ovo, o linho, o sumo de laranja e o pão de trigo integral.

acido folico

Os benefícios do ácido fólico

São vários os benefícios do ácido fólico, o consumo dessa vitamina além de ser essencial para evitar má formação do tubo neural do feto, proporciona ainda vários benefícios para as gestantes: como a diminuição de enjôos e náuseas durante o primeiro trimestre de gestação e diminui a incidência de partos prematuros. Também está diminuída a incidência de lábio leporino e da fissura palatina nesta situação
As vantagens de ingerir o ácido fólico são também para adultos, a presença da vitamina B9 é essencial em processos metabólicos, síntese de ácidos nucléicos, formação do sangue e componentes celulares como o DNA, metionina e os aminoácidos.

Benefícios do ácido fólico

Graças as campanhas de enriquecimento dos alimentos com tal ácido, problemas com relação à falta dessa vitamina são cada vez mais raros.
Atualmente alguns estudos sugeriram que essa vitamina pode diminuir as chances de uma pessoa ter um Acidente Vascular Cerebral. A ausência desse ácido pode gerar um quadro de anemia. Estudiosos também informam que a ingestão adequado do ácido fólico pode evitar quadros de depressão, obesidade e ajuda a controlar a hipertensão.

acido folico

A falta do ácido fólico é bastante comum em alcoólatras que não se alimentam de forma correta, em pessoas desnutridas, que não consomem vegetais com folhas verdes como o espinafre e o brócolis por exemplo e nas pessoas que costumam se alimentar, principalmente, de comidas industrializadas diariamente. A falta da vitamina B9, junto com a carência de vitamina B12, pode trazer alguns problemas na saúde das pessoas e levá-las a sentir vertigem, a sentir sempre cansaço junto com fraqueza muscular, perda de memória e quadros de alucinações.

Gostou? Compartilhe esse post em sua rede social
.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comente!

Enviar Comentário
Por: Luiz Junior © 2018 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites.