0

Consumo de energia – informações e saiba como economizar

Recebemos todos os meses a nossa conta dos gastos com energia elétrica, e quando abrimos essa conta lá vem aquela surpresa, ela pegou uma boa parte do nosso orçamento doméstico. vamos dar algumas dicas e alternativas de como diminuir o custo com o consumo de energia elétrica, afinal você e o meio ambiente sempre acabam pagando pela energia desperdiçada.

Dicas de como diminuir o consumo de energia elétrica na sua casa

A primeira dica para diminuir o gasto com a energia elétrica é trocar as lâmpadas da sua casa, substitua as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas mais econômicas, as fluorescentes que iluminam mais que as incandescentes e possuem potência equivalente. Atualmente xiste no mercado as lâmpadas de Led, o que também é uma boa opção para quem quereconomizar o consumo de energia. Cada lâmpada fluorescente usada no lugar da incandescente permite reduzir o consumo de energia elétrica em até cinco vezes.

consumo de energia

No horário de pico, que vai de 19hs às 23hs, evite usar o chuveiro elétrico, procure apagar o maior número de lâmpadas e não use muitos aparelhos doméstico pois é o horário de pico o período que mais se consome energia elétrica.

Quando for reformar ou desenhar o projeto da sua casa, procure usar algumas soluções criativas que vão ajudar a economizar o seu consumo de energia. Planeje os ambientes utilizando o máximo de luz natural, paredes pintadas com cores claras também ajudam e com um bom isolamento térmico e ventilação adequada, vão evitar o uso diário de ar condicionado e ventiladores.

consumo de energia

Nos dias quentes, coloque seu chuveiro na posição de verão, não esqueça de mudar essa posição, pois é questão de costume usar água quente no banho. Limite seu tempo em baixo da água quente. Caso seu chuveiro seja antigo, troque por um mais moderno com o selo do Inmetro. Mantenha a saída de água do chuveiro limpa.

Quando for lavar roupas utilizando a máquina de lavar, acumule o maior número de roupas possível e faça o mesmo na hora de passá-las. Procure esticar bem as roupas na hora de estender e dobrar as roupas ao tirá-las do varal também ajuda na hora de passar, economiza o tempo utilizando o ferro, pois esse aparelho gasta muita energia.

consumo de energia

Evite abrir e fechar a geladeira á toa, sempre que abrir a geladeira feche logo, não fique como a maioria das pessoas que ficam pensando o que comer com a geladeira aberta. Não é certo colocar os alimentos quentes direto na geladeira, ela gera mais energia para gelar o alimento e logo consome mais energia.

Quando colocar para carregar celulares ou notebooks retire as fontes da tomada, pois ligadas na tomada consomem energia e quando completos não ficam carregando mais.

Não deixe aparelhos no stand by, mesmo estando desligados, aquele pontinho vermelho gasta energia.

Se você costuma dormir com a tv ligada, coloque aquela função sleep para você não acordar pela manhã e saber que gastou energia a noite toda. O bom mesmo é mudar esse costume e estipular horários.

Gostou? Compartilhe esse post em sua rede social
.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comente!

Enviar Comentário
Por: Luiz Junior © 2018 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites.