1

Crianças na internet – Dicas de segurança, Riscos e Informações

Atualmente a internet tem entrado na vida das pessoas cada vez mais cedo. Os pais presenteam as crianças com computadores com acesso á internet pensando na maioria das vezes nos estudos, e as crianças acabam sabendo mexer mais em computadores do que os próprios pais. Cabe aos pais a responsabilidade de segurança quanto a crianças na internet.

A internet é uma grande ferramenta de conhecimento e entretenimento, que atualmente tem se tornado indispensável na vida da maioria das pessoas, independente de idade.

Vemos de tudo na internet, de coisas que nos ajudam no dia a dia, que facilitam nossas vidas e outras coisas que podem nos levar á correr risco de prejudicá-la.

As ferramentas de busca por si mesma podem abrir um mundo de possibilidades para crianças na internet e também para jovens, cabendo aos pais um diálogo e se necessário utilizar programas que bloqueiam alguns tipos de acessos em informações indevidas para menores de idade.

crianças na internet

Essas fontes de comunicação não são fiscalizadas por algum tipo de entidade 24 horas, então cabe aos pais sempre educar, alertar e ficar sempre de olho no que os filhos fazem na internet. Não somente no caso de pedofilia ou pornografia, existem também os chamados crimes virtuais, a inocência das crianças e a falta de informação ao clicar sobre um e-mail desconhecido, ou algum tipo de anúncio podem trazer sérios riscos a todos que utilizam o computador, a alta exposição das crianças na internet e de coisas particulares publicadas em sites de relacionamentos também vem facilitando os crimes cometidos pela rede.

crianças na internet

Uma recente pesquisa indica que, na verdade, os pais não tem controle ou não sabem o que os filhos fazem na internet e, na maioria das vezes falam que tem a certeza do que os filhos fazem na internet, não é verdade. Geralmente as crianças passam o dobro de tempo permitido pelos pais na rede. E a maioria deles na verdade não sabem o que fazer para controlar essa navegação.

Dicas e sugestões para não ter problemas com crianças na internet

Coloque o computar em um local acessível para que facilite o monitoramento sobre o que no seu filho está fazendo.

Tenha sempre um anti-vírus atualizado no seu computador.

Assim como os pais ensinam para seus filhos não conversarem com estranhos na rua, o mesmo vale para na rede. Ensine a eles para não falar e nem aceitar arquivos desconhecidos como fotos ou vídeos de pessoas que não conhecem.

Controle sempre o que seus filhos fazem pela internet, isso pode ser feito no próprio sistema do seu pc. Existem programas que facilitam esse controle. É só baixar programa e lhe permitirá, entre outras coisas, filtrar sites que você não quer que seu filho acesse, e também pode monitorar suas atividades em chats e correio eletrônico.

Além de ensinar as crianças sempre que não deve se dar informações pessoais como endereço, nome completo, idade, e números de telefones, não deixe eles preencherem qualquer tipo de formulário pela internet, se necessário faça com a ajuda de um adulto para poder notar a autenticidade do site.
Limite o uso do computador. No próprio sistema operacional do Windows Vista você pode estabelecer as horas do dia nas quais os seus filhos pode usar o computador e bloquear o restante.

Supervisione sempre o que a criança faz na rede. Não estimule a fazer parte de redes sociais, nem escrever onde vai e com quem e o informe sempre dos perigos que a exposição pode causar e sempre que possível sente com ele quando for navegar, indique sites de acordo com a idade da criança.

Gostou? Compartilhe esse post em sua rede social
.

ARTIGOS RELACIONADOS

1 Comentário no texto "Crianças na internet – Dicas de segurança, Riscos e Informações"

Comente!

Enviar Comentário
Por: Luiz Junior © 2018 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites.