0

Educação infantil – Creche e pré-escola e informações

A passagem da criança pela creche e pré escola é uma etapa muito importante para o desenvolvimento da educação infantil, essa fase do ensino até pouco tempo não era considerado uma parte da Educação.

São nos primeiros anos de vida que vão ser definidos os potenciais do aprendizado, a estabilidade em relação ao emocional,os valores que a criança irá levar pela vida e diversos tipos de habilidades.

Alguns estudos mostram que o quanto antes a criança começa a freqüentar uma escola, maior a possibilidade de que tenha um bom futuro. É muito bom lembrar também que a creche e a pré-escola colaboram com as mães que precisam trabalhar e aumentar a renda, ou quando no caso o trabalho da mãe é a única renda familiar, com o filho na escola desde cedo, a mãe aproveita melhor essa possibilidade de trabalho.

educação infantil

A importância sobre a educação infantil começou a partir do ano de 1974 , quando o tema foi discutido no conselho federal da educação e foi ganhando mais espaço com a nova lei de diretrizes e bases (lei n 9394/96), que passaram a dar um atenção maior as crianças menores de 6 anos.

De acordo com a LDB em seu artigo 29: A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos. Mas ela não é obrigatória, com isso, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.

A educação infantil muitas vezes é vista como um passa tempo para as crianças que não podem estar em casa junto com a sua família. As mães na sua maioria não entendem a grande importância da necessidade da educação infantil e não enviam seu filho para a pré escola e muitas vezes pulam este processo educativo da criança.

Educação Infantil - Crianças estudando

O ponto importante da educação infantil é estimular várias e diferentes áreas de desenvolvimento da criança, sua curiosidade, sendo que, para isso é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar, pois é muito comum que algumas crianças possam ter no inicio alguns problemas de adaptação, que cabe ao pai, junto a um profissional especializado dar assistência a criança.

Gostou? Compartilhe esse post em sua rede social
.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comente!

Enviar Comentário
Por: Luiz Junior © 2018 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites.