0

Jogos educativos – Brinquedos para desenvolvimento infantil por idades

Vivemos um momento em que a exaltação dos brinquedos e jogos eletrônicos cresce diariamente, o que gera uma brincadeira individualista. Destacamos nesse artigo a importância da escolha de um brinquedo e jogos educativos que,não só entretenha seus pequenos, mas como também ajude na sua educação e no seu desenvolvimento.

Toda criança gosta de brincar, e esse ato é indispensável para a saúde física, emocional e intelectual dos pequenos. É uma arte, que quando bem cultivado, contribuirá no futuro para a eficiência e o equilíbrio do adulto. Normalmente a criança que brinca, acostuma-se a ter seu tempo livre utilizado criativamente.

jogos educativos

Os jogos educativos devem se representar como desafios para a criança e devem estar adequados ao seu interesse e suas necessidades criativas, com isso estar de acordo com a idade dela. Estimulando assim a sua curiosidade, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

jogos educativos

Os brinquedos e os jogos educativos são influenciados pela idade, sexo e presença de companheiros, além dos aspectos ligados a novidade, surpresa, complexidade e variabilidade. A criança pode brincar sozinha, ou com companheiros, alcançando ou não um grau elevado de cooperação para atingir um objetivo comum.
jogos educativos

Por esses motivos, na hora de pensar em comprar um presente para criança o bom é optamos por produtos neste segmento, por eles trazerem mais benefícios às crianças. Abaixo seguem alguns modelos de brinquedos e jogos educativos e os benefícios gerados por eles.
Os fantoches e dedoches para as crianças menores, são um meio não só de desenvolver a criatividade, imaginação e a verbalização, mas também suas emoções. Para brincar, basta colocá-lo na mão ou dedo e soltar a criatividade nas historias.

jogos educaivos
Os livros de pano e plástico estimulam o tato e desenvolve na criança, desde pequena, um gosto pela leitura. O bom desse brinquedo é que podem ser lavados. O livro de plástico, especialmente para a hora do banho do bebê, é um ótimo aliado na distração e também no ajuda no desenvolvimento. Além de todos esses beneficios o ato do adulto ler para a criança gera a proximidade entre si e proporcionará futuramente o prazer da criança pela leitura.

jogos educativos

jogos educativos

O certo é estar de olho nas recomendações dos brinquedos por idades, para não gerar na criança uma falta de interesse e acaba deixando o brinquedo de lado, ou por ser uma tarefa díficil para a idade.

Indicado para maiores de 3 anos, o Brincando com as Letras favorece os primeiros passos na descoberta do alfabeto. Esses jogos e brinquedos educativos, buscam desenvolver o raciocínio lógico e estimulam a convivência em grupo.

jogos educativos

Existe diversos brinquedos e jogos educativos, para todas as idades. O Animal Concert estimula o bebê a interagir com diferentes figuras distribuídas em 3 cenários por livro. Desenvolve o sentido do tato e a sensibilidade para diferentes texturas. Ensina o entendimento de causa e efeito. Possui várias texturas, elementos esconde-esconde e ponteiro eletrônico que ativa luzes, sons e músicas relacionadas ao tema.

jogos educativos

Na infância a criança tem mais condições e facilidades de adquirir conhecimentos sobre diversos assuntos, ela se desenvolve em torno das brincadeiras e nesse momento de diversão ampliam a criatividade. Por isso da importância de ter sempre por perto brinquedos que convidem a pensar, para que os pequenos tenham a oportunidade de experimentar todas as possibilidades da aprendizagem.

Os jogos educativos podem ter um resultado muito mais satisfatório pelo método para ensinar em relação às crianças que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem, pois eles estimulam as crianças, os motivam, despertam a curiosidade, proporcionam uma forma de aprender que é prazerosa, de maneira lúdica, diferente dos resultados de uma aprendizagem sob “pressão”.

Gostou? Compartilhe esse post em sua rede social
.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comente!

Enviar Comentário
Por: Luiz Junior © 2018 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites.