0

Vitamina E – Benefícios, alimentos e informações

As vitaminas são nutrientes presentes em muitos alimentos e indispensáveis ao funcionamento do organismo, pois são os elementos nutritivos essenciais para a vida. Elas cumprem papel muito importante no metabolismo celular e no crescimento, e ajudam a evitar muitas doenças. Vamos mostrar alguns benefícios da vitamina E , alguns alimentos onde a encontramos e algumas informações úteis.

As vitaminas não são produzidas pelo nosso organismo e por isso devem ser consumidas diariamente através da alimentação. Elas devem ser ingeridas em quantidades adequadas, pois sua ingestão excessiva pode intoxicar o organismo, e a falta de vitaminas também pode trazer danos á saúde.

vitamina e

Vitamina E

A vitamina E compreende um grupo substâncias semelhantes denominadas tocoferóis, e protegem o nosso organismo contra oxidações e contra radicais livres absorvidos do ambiente ou metabolizados pelo próprio corpo. É antioxidante, previne os danos causados por radicais livres e ajuda a fortalecer as células.

Alguns estudos apontam que a vitamina E protege contra o câncer , inflamações das articulações e das complicações provocadas pela diabetes e é importante na prevenção das doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea e é também fundamental na formação dos gametas sexuais.

Fontes de vitamina E

Os óleos vegetais são as principais fontes dessa vitamina na dieta, por ser a vitamina E sintetizada apenas por plantas. Laticínios e carnes fornecem quantidade bastante moderada dessa substância.

vitamina e

A vitamina E está presente nas verduras de folhas como alface, espinafre e agrião, óleos vegetais como os de algodão, milho e azeite de dendê, gemas de ovos, germe de trigo (fonte mais importante de vitamina E), semente de girassol, algodão e soja, óleo de semente de açafrão, óleo de soja, azeite de oliva, banana, couve, nozes, amendoim, óleo de coco, gergelim e linhaça. Existem também suplementos que fornecem vitamina Eao organismo.

Está em estudo que superdoses de vitamina E podem prevenir algumas doenças do coração, câncer, mal de Parkinson, cataratas e ajudam na recuperação pós-infarto. Esse excesso de vitamina E aumenta da necessidade de vitamina K no organismo.
A deficiência da vitamina E no organismo causa ruptura das células vermelhas do sangue,danos nas fibras nervosas e em bebês prematuros, pode causar retinopatia.

Vitamina E

Caso opte por suplementos de vitamina E, o ideal é consumi-la sempre no mesmo horário todos os dias e junto com as refeições diárias. Na maioria das vezes os efeitos antioxidantes da vitamina E parecem ser potencializados quando ela é ingerida junto a outros antioxidantes, como a vitamina C por exemplo.

Gostou? Compartilhe esse post em sua rede social
.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comente!

Enviar Comentário
Por: Luiz Junior © 2018 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites.